P U B L I C I D A D E

terça-feira, 9 de agosto de 2011

GRUPAMENTO TÁTICO OPERACIONAL (GTOP) DA PMDF RECEBE TREINAMENTO DO BOPE, BPCHOQUE E PATAMO

Por Ferreira Santos

 Cerca de 150 policiais militares de todas as unidades operacionais da PMDF, que contam com atuação do GTOP – Grupamento Tático Operacional da Polícia Militar do Distrito Federal participaram da Semana Tática Operacional de 1 a 5 de agosto. O treinamento compreendeu aulas teóricas no auditório da Banda de Música da Polícia Militar e praticas nas unidades do BOPE – Batalhão de Operações Especiais,  BPChoque – Batalhão de Polícia de Choque e Companhia de Patrulhamento Tático Móvel ( PATAMO)  da PMDF. O treinamento coordenado pelo Capitão Luiz Ramos, terminou na sexta-feira (5) com uma formatura e entrega de diplomas no pátio do quartel do BOPE e contou com a presença de familiares dos policiais militares.

Responsáveis pela apreensão de 50 kg de drogas entre maconha e cocaína uma das maiores do ano feita pela Polícia Militar do Distrito Federal, os policiais do GTOP passaram por uma bateria de treinamentos que incluiu Sobrevivência Policial, Introdução a Abordagem, Técnicas de Revista Pessoal, Abordagem a pessoas a pé em carro ou moto, Abordagem a ônibus e a caminhão, Abordagem em Edificações, Gerenciamento de Crises, Técnicas e Táticas Policiais, Técnica com baixa luminosidade, Sinalização Tática, Formação de Patrulha Urbana, Patrulha Rural e emboscada e contra-emboscada métodos usados no dia-a-dia na ação policial do GTOP. 
O GTOP é uma força de elite da Polícia Militar, que atua dentro da cidade de responsabilidade de cada Batalhão. Por terem conhecimento de toda área de atuação da unidade a ação do GTOP, contra o tráfico de drogas, roubos diversos e porte ilegal de arma de fogo se torna mais ágil. O GTOP é formado por policiais voluntários pertencente à própria unidade operacional responsável pela segurança de determinada cidade. Além de reforço no policiamento das respectivas cidades onde atuam, os policias do GTOP estão preparados para o atendimento de ocorrências de maior potencial ofensivo como roubos, tráfico de drogas entre outras ações auxilia as guarnições de área no atendimento das ocorrências policiais. 
O Comando do 13º Batalhão de Polícia Militar de Sobradinho enviou todo o efetivo do GTOP 33, cerca de 20 policiais militares receberam o treinamento durante uma semana. Os policiais aprovaram a iniciativa do Comandante-Geral da Polícia Militar e que através do CME – Comando de Missões Especiais e do BPChoque e PATAMO fez com que os policiais adquirisse mais treinamento e técnicas que serão usadas na defesa do cidadão durante o patrulhamento tático. 
blogdoferreirasantos

Nenhum comentário:

Postar um comentário