P U B L I C I D A D E

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

FORÚM ESCOLA PARA TODOS - POR DENTRO DA INCLUSÃO


Vão ser três dias de debate.  O objetivo é assegurar a expansão e o aprimoramento da educação inclusiva.

De teraça a quinta-feira (09 a 11/08), no Centro de Formação da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), acontece o Fórum Escola Para Todos – Por Dentro da Inclusão. Organizado pela Diretoria Regional de Ensino de Sobradinho (DRESo), o Fórum é um espaço para debater a educação inclusiva e definir estratégias para transformar a escola em um espaço democrático, que contemple a diversidade humana. 

Alunos do Atendimento Complementar ao Aluno Incluído (ACAI) abriram o evento com uma apresentação musical que emocionou a todos os presentes. Durante os três dias de Fórum, vão estar em discussão temas relevantes no que diz respeito à inclusão nas escolas. Deficiência intelectual, auditiva, visual, física, hiperatividade e superdotação são alguns dos temas para debate. Os marcos legais e as políticas inclusivas também vão ser debatidos, de modo a identificar quais os aspectos ainda não aplicados na prática e o que precisa ser incluído na legislação. 

“Devemos entender que a escola deve se adequar às necessidades especiais dos alunos e não o inverso. A escola deve estar pronta para lidar com a diversidade. Expandir e melhorar as políticas de educação inclusiva significa assegurar a todos as mesmas oportunidades de se desenvolver e ser feliz”, disse a diretora da Regional de Ensino, Simone Benck, durante a cerimônia de abertura do Fórum. 

A administradora de Sobradinho, Maria América, também esteve presente no evento. Ela aproveitou a oportunidade para reiterar o compromisso dessa gestão em aplicar as políticas inclusivas, que não estarão restritas ao ambiente escolar. “Eu garanto a vocês que nenhuma obra vai ser executada nessa cidade sem que seja assegurada a acessibilidade. A nossa meta é garantir qualidade de vida a todos, com total respeito às diferenças e às necessidades específicas dos nossos moradores”.

Além dos debates em grupo, algumas palestras vão ser apresentadas ao longo do Fórum. Hoje, o historiador, André Raimundo, apresentou o painel A educação indígena na perspectiva da inclusão.

Por Gizele Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário